A tarefa de formar pessoas para que exerçam suas profissões é árdua. O professor precisa ser um líder em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha aderência espontânea à aprendizagem, ou seja, precisa despertar no aluno a vontade de aprender, de buscar, de questionar, de criticar. Como o aprendizado é constante, o conhecimento está em movimento e as mudanças ocorrem rapidamente, o professor precisa se reinventar sempre.
Pensando nessa continuidade e naquilo que o professor representa para a vida dos alunos, imagino que podemos caracterizá-lo como um ser infinito. Isso porque os conteúdos repassados e discutidos em sala de aula, juntamente com as contribuições de cada um, se propagam na sociedade em dimensão exponencial dentro dos mais variados segmentos e profissões, fazendo com que, a partir disso, novos conhecimentos surjam e evoluam.
A valorização da educação começa pela valorização do professor, uma profissão dotada de muitos atributos, que deve ser prestigiada sempre com honras e glórias não só no Dia do Professor. Lembrando, também, que o professor é quem tem, diariamente, a oportunidade de incentivar o gosto pela leitura e, assim, abrir uma janela infinita para o conhecimento. Aliás, esse é um dos papéis do professor, fazer com que seus alunos tenham iniciativas de leituras nas mais diferentes formas, porque o conhecimento está solto e deve ser capturado e trabalhado, para, cada vez mais, gerar novos conhecimentos. Hoje, com os conceitos e práticas de metodologias ativas, isso está muito em evidência, sendo o professor um mediador e facilitador do conhecimento, dando ao aluno autonomia completa para fazer acontecer, a partir de suas descobertas.
Nas palavras de Rubem Alves:
“O professor é aquele que pega os alunos e diz: eis o mundo, eis aí o mundo, vejam, vejam, explorem!.”
“Ensinar é um exercício de imortalidade, a gente ensina, a gente continua a viver na pessoa para a qual estou ensinando.”
“O professor é aquele que encarna, ele é possuído, ele fala e você fica paralisado…”
Parabéns, professores, em especial aos professores da Faculdade CDL! Os melhores professores estão na melhor escola de negócios!
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL