Estamos passando por uma série de melhorias internas advindas do nosso planejamento estratégico. Uma delas são os treinamentos para os colaboradores, que já aconteciam, mas agora com ênfase a sanar pequenos gaps, situações descobertas por ocasião das pesquisas internas realizadas e por conta de todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido. Muito esforço, muita dedicação de toda a equipe, todos buscando a melhoria contínua. A Faculdade CDL é uma organização de aprendizagem.
A Professora Neurismene Oliveira preparou carinhosamente um treinamento sobre linguagem oral e escrita, instrumentos necessários para uma boa comunicação nas organizações. Será uma série de encontros, um agregando ao outro, para que ao final todos consigam crescer nesse segmento, visando sempre a melhoria contínua, tanto pessoal como profissional, refletindo diretamente nos resultados da Faculdade.
E depois da troca de experiência, não podia deixar de ter a recomendação de leitura. A bola da vez foi a obra “Comunicação empresarial sem complicação“, de Gustavo Gomes de Matos, indicada pela Professora Neurismene, disponível na Biblioteca com muitos exemplares. Nas palavras da Professora, “esse livro é muito fácil de ser entendido e faz uma reflexão sobre a importância da comunicação, falar e ouvir”.
A Biblioteca é esse equipamento social, educativo, cultural e científico, que subsidia o conhecimento, que reúne possibilidades de pesquisa e as disponibiliza para seus usuários. Os colaboradores Ítalo, Vitória e Alexandre já se adiantaram e fizeram o empréstimo do livro, junto à Thainá, estagiária da Biblioteca.
E retomando o título dessa postagem, Senge (2005, p. 37), define organização de aprendizagem como sendo um ambiente propício em que as “pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamentos novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.”
Senge elenca 5 disciplinas do aprendizado: visão compartilhada, modelos mentais, domínio pessoal, aprendizagem em equipe e, por fim, a quinta disciplina, o pensamento sistêmico, que integra as quatro anteriores, a fim proporcionar uma mudança organizacional. Estamos caminhando e avançando nesse processo.
Então é isso, a Faculdade CDL ensina, mas também aprende, essa troca é salutar para que todos saiam ganhando.
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL
SENGE, Peter M. A Quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 20. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005.