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Dia Mundial da Educação: precisamos de mais educação!

28 de abril de 2021

Hoje, 28 de Abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação, como referência ao Fórum Mundial de Educação, realizado em Abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, que reuniu representantes de 180 países. No encontro foi assinado um documento em que os países se comprometeram a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015. Será que essa educação de fato chegou? Talvez alguns avanços em alguns países, mas ainda falta muito, vemos deficiências e lacunas em todo lugar.

No Brasil, está na Constituição Brasileira o dever do Estado para com a educação básica, gratuita dos 4 aos 17 anos, assegurada também sua oferta, para aqueles que não tiverem acesso na idade própria.

Essa é a educação formal, mas nem só de educação formal precisam as crianças, os jovens e até os adultos, é óbvio que ela é fundamental, por isso, a LDB da Educação Nacional estabelece em seu Art. 1º “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. E, no Art. 2º, estende o dever para além do Estado, o dever da família, com a educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1996, online).

Portanto, quando falamos de educação, além dos elementos escola, professor, programas educacionais, alunos e livros, existem muitos outros que contribuem para a formação educacional da criança e do cidadão, os quais estão em toda a sociedade, desde as mais primárias até as sociedades mais desenvolvidas. E isso é diferente de sociedade para sociedade, mas o que importa é que os mais experientes devem sempre estar voltados para os menos experientes, auxiliando-os no caminhar para a educação.

Diversos símbolos para representar o Dia Mundial da Educação

Piaget (1972; 1973) reforça tudo isso, afirmando que a educação não se limita ao ler e escrever, mas, sobretudo, garante que as crianças possam se desenvolver mentalmente, possibilitando a aquisição de conhecimentos e de captação dos valores morais e isso só poderá ocorrer se houver interação entre o sujeito e o objeto (referindo-se a tudo que o cerca), nas esferas dos três tipos de conhecimento: físico, lógico-matemático e social. E essa educação é apreendida de forma diferente, de acordo com cada indivíduo, por isso, para o autor, a principal meta é criar homens capazes de fazer coisas novas, não se limitando a apenas repetir as conquistas das gerações passadas, mas possibilitando o desenvolvimento das capacidades individuais, sendo a aprendizagem um componente de autorrealização.

Precisamos de mais educação em todos os sentidos, frente a todos os objetos, educação plena, que possa conduzir crianças a serem adultos plenos, capazes de buscarem seus sonhos, fazendo com que se tornem realidade e, a partir daí, contribuir de forma benéfica e construtiva para a sociedade.

Alunos caminhando na frente da Faculdade CDL

E quando falamos nessa educação plena, integral, holística, qualquer um de nós pode contribuir de alguma forma para este fim, pois em sociedade nos deparamos com muitas situações que exigem o nosso pensamento e posicionamento, a nossa orientação e experiência.

A Faculdade CDL dá a sua contribuição, educando, formando e preparando pessoas para o mercado de trabalho e para a vida, dando sua contribuição à sociedade.

Vamos educar!

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 abr. 2021.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. 2. Ed. Brasília: Unesco /Consed, 2001. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1330730/2000_declaracaosobreeducacaoparatodosocompromissodedakar.pdf. Acesso em 28 abr. 2021.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, Jean. A Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.