Hoje é comemorado no Brasil o Dia da Biblioteca em função da data de publicação do Decreto 84.631 (09/04/1980), que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário. Mas, se levarmos em conta a sua essência, temos a certeza de que todo dia é dia da biblioteca, porque todo dia é dia de buscar, de ler, entender e conhecer, de criticar, construir e conquistar. É a azáfama do saber presente na ambiência da biblioteca, seja entre paredes, seja dentro do ciberespaço ou até nas nuvens.
Essa velha senhora, que de tão presente e essencial é jovem e atual, consegue se adaptar às exigências do momento e entender as necessidades de seus usuários. Uma senhora majestosa pela sua grandiosidade herdada pelas ancestrais Nínive, Pérgamo e Alexandria, mas humilde em fazer o bem, porque é servidora, porque está sempre à disposição, oferecendo muitas opções de informação em vários formatos e condições.
Desde sempre essa grandiosidade já é representada por cada frequentador de biblioteca, porque leva consigo um pouco do que ela lhe ofereceu, disseminando com outros a partir de suas interações e convívios, gerando mais informação e conhecimento. Atualmente, com a aproximação das dimensões globais, tendo em vista os mais diferentes canais de comunicação, a atuação da biblioteca é exponencial.
Pessoas têm informação a qualquer tempo em qualquer lugar, basta se conectar em um dispositivo móvel. Por outro lado, a biblioteca física ainda é presente e necessária, tanto para atender sua clientela, quanto para manter registros históricos, obras raras, acervos do país, estados, municípios e instituições representativas. Da mais tradicional à mais artesanal; da mais abastarda de recursos à mais improvisada e desprovida, o fato é que elas resistem ao tempo, adaptando-se às necessidades de seus usuários.
Outro ponto a se considerar, que contribui para o seu papel social, é o envolvimento das pessoas comuns junto às comunidades. Cada vez mais existem ações que contemplam um número maior de pessoas. Essa dedicação e desprendimento em disponibilizar o livro e outras formas de acesso à informação junto à comunidade, melhora a vida das pessoas, entregando-lhes conhecimento, lazer e proporcionando-lhes o prazer da leitura.
Nós da Faculdade CDL consideramos a instituição biblioteca, representada pelas diferentes formas que assumiu ao longo do tempo, equipamento imprescindível para a educação. Queremos todos muito bem ocupados na azáfama do saber, sempre em movimento buscando conhecimento, para tanto, temos a nossa biblioteca física e virtual sempre à disposição.
Um dia é pouco para tanta atuação e existência! Comemoremos!
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL