Neste Dia Nacional do Livro, que compõe a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, quero evidenciar a democratização da leitura, a sua importância, seja ela de qualquer natureza, em qualquer contexto, portanto, ampla, geral e irrestrita, enaltecendo esses dois grandes entes queridos: o livro e a biblioteca, que apesar de “velhos”, se renovam a cada dia…
Há leitura para todos os gostos, para lazer, informação ou para estudo, vale tudo! Porque qualquer leitura interessa, manuscrita, eletrônica ou em edição impressa.
Se o livro é velho, usado ou novo, leia de novo! Se o livro é azul, verde, amarelo ou de qualquer cor, todos têm o seu valor!
Livro para adulto, jovem ou criança, em qualquer fase, há sempre esperança.
Para leitores exigentes, gêneros diferentes, livros de humor, de mistério ou de assunto sério.
E para manifestar a sinestesia? Pode ser livro de filosofia, de simbologia ou de poesia. Já para a coisa prática, livro de matemática, telemática ou de gramática.
Enfim… Eles podem estar todos lá, jogados em um canto da casa, sujos de poeira ou dispostos em uma prateleira; encaixotados em uma livraria, aguardando a busca com euforia; em uma biblioteca, já organizados e indexados, prontos para serem usados ou no ciberespaço, à espera do próximo passo.
Não abra mão, o importante é ter sempre um à mão!
—
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu nesta data, no ano de 1810, a data é oficializada pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é festejada em todo o país por conta do Decreto n° 84.631/1980, que estabelece no seu artigo 2º: “Os festejos e comemorações, de caráter cultural e popular, deverão ser levados a efeito em todo o território nacional”.
–
Autora: Ana Luiza Chaves Graduada em Biblioteconomia (1982) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Pesquisa Científica (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Marketing Estratégico para Unidades de Informação (2009) e em Gestão de Arquivos Empresariais (2006), ambos pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Auditora da Qualidade, capacitada na ISO 9001:2015. Autora do Blog Leitura e Contexto, desde 2009.