A atividade será realizada nesta terça-feira (23), às 19h. É gratuita e aberta ao público
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), desde o ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros em maio, a categoria está frustrada, pois a lei do valor mínimo do frete ainda não foi cumprida. Neste ano, ameaçam uma nova paralisação, porque houve o aumento de 10 centavos no preço do litro do óleo diesel.
Para esclarecer todos os detalhes desta pauta, a Faculdade CDL promove a palestra “Cenário e Perspectivas sobre a Política de Pisos Mínimos de Frete no Brasil”, com Daniel Matos de Albuquerque, o gerente de operações na Intergis Logística. A atividade é gratuita e aberta ao público. Será realizada nesta terça feira (23) no Auditório Gervásio Pegado, às 19h.
A Lei 13.703, de 2018, detalha que os pisos mínimos de frete devem retratar os gastos operacionais do transporte, determinados nos termos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com preferência dos custos referentes aos pedágios e óleo diesel.
A Lei que estabelece a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas prevê ainda que, quando houver alteração de mais de 10% no preço do óleo diesel, deve ser publicada uma nova tabela com frete mínimo, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho, mantendo os valores válidos para o semestre.