A Lei Municipal nº 7.535 de 16 de junho de 1994, que institui essa comemoração, baseia-se no conteúdo da Ordem Régia assinada pelo Rei de Portugal D. João V, em 11 de maio de 1725, que estabelecia a criação da Vila do Forte da Assunção, posteriormente, aqui instalada, em 13 de abril de 1726.
Assim nossos vereadores optaram em associar o aniversário de Fortaleza com a data da criação da Vila. É fato que já existia um incipiente aglomerado urbano antes dessa data. Um embrião do que viria a ser a futura cidade apresentava, então, o forte e seu contingente militar, um governante, o capitão-mor, autoridade máxima da capitania àquela época, capela e capelão e, mesmo que pequeno, um núcleo populacional de caráter civil.
Essa data poderia recuar mais um pouco no tempo, ficando assim Fortaleza mais velha. Há correntes historiográficas que consideram o comandante holandês Matias Beck o “fundador de Fortaleza” quando aqui aportou no ano de 1649 e iniciou a construção de um forte às margens do Pajeú.
Outros recuam mais e creditam essa ação ao desbravador Martim Soares Moreno, quando aqui chegando em expedição no início do século XVII, congregou indígenas e ergueu o Forte de São Sebastião às margens do Rio Ceará.
Debates à parte, ficam as comemorações concentradas na data oficial que é o Dia da Cidade. A sugestão é que os meios de comunicação abram mais espaço para a nossa história, visitando as outras datas, também significativas para todos nós fortalezenses, disseminando um sentimento de pertença do nosso passado e da nossa identidade, afinal, no Ceará, também temos História!
–
Autor: Armando Farias
Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-graduado em História do Brasil, com ênfase em História do Ceará, pela então Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro. Projeto Aprovado no Mestrado UECE Fortaleza, Uma História de Desconstrução da Memória. Responsável pela idealização, construção e organização do Memorial Arquiteto José Armando Farias (Histórico, artístico e profissional). Responsável pela Sistematização de fontes e documentação relativas ao acervo do Memorial Arquiteto José Armando Farias destinada ao Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização UFC (Locau). Pesquisador autônomo em patrimônio e memória de Fortaleza.