Para vencer uma guerra, é preciso conhecer seu inimigo, suas forças e fraquezas, além do próprio ambiente de combate. No mundo dos pequenos, médios e grandes negócios a lógica é a mesma: é preciso ter insights antes dos concorrentes, entender o comportamento do consumidor e ainda otimizar processos.
Essas decisões envolvem centenas de variáveis que, no dia a dia, precisam contar com o auxílio de soluções tecnológicas para serem adequadamente mensuradas. E foi por isso que criaram o Business Intelligence, sistema que potencializa a capacidade de análise empresarial, transformando-se em uma verdadeira bússola para o tomador de decisões.
Apesar de ter surgido na década de 1990, Business Intelligence é um termo em alta nos últimos tempos, principalmente com o surgimento de uma plataforma criada em 2014 pela Microsoft: o Power BI.
Com o desenvolvimento desse programa, a empresa criou uma maneira mais intuitiva e fácil de analisar dados, antes possível apenas para analistas de negócios especializados.
A ferramenta também torna informações mais claras e concisas de serem analisadas por qualquer usuário, agilizando o processo de criação e inserção do Business Intelligence nos negócios. Mas como, de fato, esse conceito se aplica a uma empresa?
O conceito se divide em três partes importantes: a coleta de dados, acumulando tudo o que acontece com a marca, seja externa ou internamente; organização e análise, criando uma espécie de arquivo segmentado de acordo com as necessidades de pesquisa; e ação e monitoramento, ponto em que o gestor atua, estudando os dados acumulados e organizados e estabelecendo suas decisões baseadas neles.
Graças a esse conjunto de atividades, o Business Intelligence pode ajudar a gerenciar informações de forma mais eficiente, otimizar os processos de dentro e de fora da organização, reconhecer falhas, identificar oportunidades em diversas situações, prevenir e gerenciar riscos e reconhecer o mercado e suas faces.
Pode parecer complicado, mas é muito útil para qualquer empresa. E é aqui que entra o Power BI.
O programa oferece um pacote de ferramentas para analisar os negócios e trazer insights para melhorar as ações e, consequentemente, os resultados. Hoje, o Power BI disponibiliza recursos para analistas, empresas, pessoas e desenvolvedores, todos atuantes nos mais diversos âmbitos.
Na categoria do programa direcionada inteiramente para empresas, é possível encontrar alternativas para o varejo, linhas aéreas, serviços profissionais, telecomunicações, setor público, dentre outras.
Isso mostra o quanto o recurso pode auxiliar tantos nichos diferentes e traçar bases de dados e informações importantes, pertinentes a cada tipo de negócio.
Mas há um mundo por trás do Power BI e é possível de ser descoberto em algumas aulas, oferecidas pela Faculdade CDL e ministradas pelo administrador Welton Alves, em um período de 16 horas. O curso Power BI na Prática acontece todos os sábados entre 15 de setembro e 6 de outubro, sempre de 8h30 as 12h30.
O curso irá formar profissionais capazes de manipular a ferramenta para criar painéis, indicadores e relatórios visualmente atraentes e funcionais, criar relatórios diferenciados, focados na tomada de decisão e analisar informações de sites, bancos de dados, planilhas, tudo na mesma tela e com facilidade.
Saiba mais sobre o curso e inscreva-se aqui.