Oratória para falar em Público e nas Redes Sociais - Faculdade CDL
h

Sobre o curso

Oratória seria um dom ou uma habilidade? Existe um motivo para você se comunicar. Tudo o que é dito é entendido de alguma forma. Até o silêncio fala. Corpo, voz e pensamento precisam estar em sinergia para uma boa compreensão do público, principalmente em um momento em que as relações interpessoais são decisivas para o sucesso pessoal e profissional.

O SABER TRANSFORMA

OBJETIVOS

Auxiliar o aluno a entender que a forma de comunicar é única em cada indivíduo e, a partir dessa compreensão, apresentar técnicas para que essa individualidade seja bem compreendida pelos ouvintes. Ensinar o aluno a lidar com a timidez e enfrentar públicos e câmeras.

Campus

Unidade Centro

Período

08, 15, 22 e 29/ JUN/ 2024

Modalidade

Presencial

Aulas

Sábados

Carga horária

16h/a

Horário

8h30 as 12h30

INSCREVA-SE

Formato

METODOLOGIA A SER UTILIZADA:

Exposição dialogada, apresentação de equipamentos, estudos de casos, exercícios em grupo e individuais, entre outros recursos a serem utilizados para criar um ambiente dialógico e inovador.

PÚBLICO-ALVO:

O curso é destinado para quem possui dificuldades de falar em público ou diante de uma câmera, como também aos profissionais que precisam humanizar e criar maior conexão com seus ouvintes.

Conteúdo Programático

MÓDULO 01 

Oratória – Dom ou Habilidade?

O que significa ser um bom orador?

A arte de contar histórias que engajam

Como superar o desafio da timidez

Planejar para não t(r)emer

O público como parceiro

Como lidar com o improviso

Estruturação do roteiro de apresentação 

 

MÓDULO 03  

O teatro das palavras

O corpo fala – postura frente ao público 

A interpretação da mensagem – velocidade de fala, emoção, ênfases e pausas necessárias 

Gestos adequados e posicionamento das mãos 

As expressões do rosto

O uso do microfone

MÓDULO 02

Como nasce a voz

A voz como aliada

Fale e grave – o autoconhecimento da voz

Liberação da musculatura da face

Técnicas de aquecimento vocal

Dicção clara – pronúncia correta das palavras

Encontre o tom certo da fala

Projeção de voz

 

MÓDULO 04 

Oratória para as redes sociais

Gravação de vídeos com celular

Manipulação ideal do equipamento

Captura correta do áudio 

Posicionamento e postura no vídeo

h

INFORMAÇÕES

FACILITADOR

Mirelle Costa e Silva, Jornalista desde 2009 pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em gestão de negócios pela UECE, desde 2017. Atualmente é assessora de comunicação do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Creci Ceará, sendo responsável pelo departamento de audiovisual, assessoria de imprensa e comunicação interna e institucional da autarquia federal. Possui experiência como professora de pós-graduação na área de jornalismo para tevê e mídias eletrônicas. Já foi apresentadora, produtora, editora e repórter de tevê, além de colunismo no jornal impresso. Teve passagens pela TV Assembleia (2014-2017), TV O Povo (2007-2014), Jornal O Povo (2011-2014) e TV Cidade (2007). Também trabalha com comunicação estratégica para empresas, tendo atuado na área da medicina veterinária, mercado imobiliário, saúde e eventos. Ministra cursos de extensão em telejornalismo para estudantes e profissionais da comunicação, desde 2013. É autora do livro Não Preciso Ser Fake. Possui premiações em comunicação: Prêmio Gandhi de Comunicação (2021) e Prêmio CBIC de Comunicação (2014).

José Francisco Julião Júnior, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos, pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, pela Estácio, possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2004) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (2008). Ministra cursos de extensão em telejornalismo para estudantes e profissionais na área da comunicação, desde 2013. Possui experiência como professor de pós-graduação na área de jornalismo para tevê e mídias eletrônicas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Reportagem, Edição, Apresentação de Telejornais, WebJornalismo, Redes Sociais, Produção de Periódicos, Produção de Vídeos e Assessoria de Imprensa.

VENHA ESTUDAR NA FACULDADE CDL

Aqui você aprende com professores atuantes no mercado de trabalho, aprimora seus conhecimentos e faz networking.

ENTRE EM CONTATO