Marketing Político e Comunicação Eleitoral - Faculdade CDL
h

Sobre o curso

O Marketing Político e a Comunicação Eleitoral são ferramentas essenciais na estratégia de qualquer candidato ou partido político. Eles buscam construir uma imagem positiva do postulante ao cargo, transmitir suas propostas e usar estratégias de persuasão para atrair eleitores e simpatizantes. Para todos os candidatos, é importante criar uma percepção favorável, além de comunicar, de forma clara e objetiva, suas propostas, seus diferenciais e seu compromisso social com o público que deseja conquistar. A comunicação política bem executada favorece a criação de uma conexão emocional com o eleitor que compartilha dos mesmos valores e aspirações, influenciando a tomada de decisão do voto.

O SABER TRANSFORMA

mais informações

Ícone

Campus

Unidade Centro

Ícone

Período

24 e 25/05 | 31/05 e 01/06 | 07 e 08/06

Ícone

Modalidade

Presencial

Ícone

Dia da semana

Sextas e sábados

Carga horária

30h/a

Ícone

Horário

Sextas: 18h30 às 21h30 Sábados: 8h às 12h e das 13h às 16h

INSCREVA-SE

informações

como fazemos

Metodologia Utilizada

O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, discussões em grupo, atividades práticas e análises de casos reais de campanhas políticas. Durante as aulas serão elaborados exercícios práticos onde os alunos podem aplicar os conceitos apresentados, relacionando-os com uma campanha eleitoral.

Objetivo

Fornecer aos participantes uma ampla compreensão das estratégias e técnicas de marketing político e comunicação eleitoral, capacitando-os a planejar, implementar e avaliar campanhas eleitorais e políticas bem-sucedidas. O curso leva à reflexão e compreensão das táticas de comunicação mais eficientes e dos elementos que devem estar na ordem de todas as campanhas. Também auxilia na percepção sobre a realidade local, levando em conta as características de eleições municipais no Estado do Ceará.

Ao final do curso o participante ficará apto para:

• Usar seus conhecimentos para assessorar candidatos e partidos; • Executar planejamento básico de campanha; • Entender como funcionam os comitês eleitorais e as equipes de campanha; • Orientar gestão de crises de imagem; • Contratar e analisar a adequação de fornecedores e prestadores de serviços para a campanha.

Público-alvo

Jornalistas, publicitários, políticos, assessores, consultores, estudantes de comunicação e demais profissionais interessados em adquirir conhecimentos sobre marketing e estratégia para campanhas eleitorais.

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1: INTRODUÇÃO AO MARKETING POLÍTICO E À COMUNICAÇÃO ELEITORAL

  • Fundamentos e conceitos da política e do processo eleitoral;
  • Desafios contemporâneos das campanhas eleitorais;
  • Análise e diagnóstico do ambiente político do candidato – análise swot;
  • Identificação de público-alvo e segmentação de eleitores.

Módulo 2: A IMAGEM DO CANDIDATO

  • Pesquisa eleitoral e análise de dados e orientação de estratégias;
  • Imagem política e identidade visual;
  • Mensagem, narrativa e discurso;
  • Gestão de campanha, planejamento e organograma.

Módulo 3: A COMUNICAÇÃO DA CAMPANHA

  • Publicidade política e estratégias de propaganda – mídia on e mídia off;
  • Publicidade digital – ads, google, redes sociais, impulsionamento;
  • Jingle, slogan e material audiovisual para rádio e TV;
  • Relações com a imprensa e gerenciamento de crises;
  • Tendências e perspectivas para o futuro da comunicação política.
h

INFORMAÇÕES

FACILITADORA

Adriana Saboya, jornalista, especialista em propaganda e marketing, com atuação de mais de 15 anos em emissoras de TV. Foi editora chefe da TV Assembleia durante 10 anos. Experiência em mais de 20 campanhas eleitorais, políticas e corporativas.  Formação complementar em Relações Institucionais e Governamentais – INSPER/SP e em Formação em Comunicação Empresarial – ABERJE/SP. Professora das disciplinas de Marketing Político e Estratégia Eleitoral, Comunicação no Serviço Público e Comunicação Corporativa e Institucional das IES: Unifor, Unifanor e FaC.  Atualmente é consultora independente de empresas políticos e de instituições do terceiro setor e atua como gestora de comunicação e marketing de Instituição de Ensino Superior local.

Possui expertise em planejamento, coordenação e execução de ações de marketing: digital, conteúdo e de relacionamento, desenvolvendo projetos de comunicação institucional e corporativa, relações públicas e gestão de crise, além de organização de eventos corporativos.

VENHA ESTUDAR NA FACULDADE CDL

Aqui você aprende com professores atuantes no mercado de trabalho, aprimora seus conhecimentos e faz networking.

ENTRE EM CONTATO
Persona do formulário