Gestão de pessoas e a liderança humanizada nas organizações - Faculdade CDL
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Sobre o curso

Hoje, mais do que controlar processos, liderar significa inspirar, escutar, acolher e atuar com propósito.

A liderança humanizada surge como uma resposta estratégica às novas demandas do mundo do trabalho, promovendo relações baseadas na confiança, ambientes emocionalmente seguros, maior engajamento e desenvolvimento contínuo das equipes. Integrar a gestão de pessoas à liderança com foco no ser humano não é abrir mão da performance, mas sim garantir que ela seja construída sobre bases sólidas de bem-estar, pertencimento e responsabilidade compartilhada.

Este curso convida líderes de equipes e profissionais a refletirem sobre o papel da gestão de pessoas como pilar para culturas organizacionais mais saudáveis e produtivas. Ao longo da formação, os participantes desenvolverão competências essenciais para promover práticas de recrutamento inclusivas, comunicação assertiva, feedback construtivo e construção de vínculos genuínos — alinhando performance e cuidado como estratégias complementares.

Gestão de pessoas e a liderança humanizada nas organizações

O SABER TRANSFORMA

OBJETIVO

O curso Gestão de Pessoas e a Liderança Humanizada na Organização tem como propósito desenvolver líderes e profissionais mais conscientes, empáticos e preparados para conduzir equipes com inteligência emocional, visão estratégica e foco na construção de ambientes organizacionais saudáveis.
Ao final da formação, estarão aptos a alinhar resultados e bem-estar, promovendo uma liderança que inspira, conecta e gera impacto real nas pessoas e nos negócios.

Campus

Unidade Centro

Período

25/OUT e 01/NOV/2025

Horários

Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h

Modalidade

Presencial

Aulas

Aulas nos Sábados

Carga horária

12h

INSCREVA-SE

Formato

METODOLOGIA

O curso será conduzido por meio de uma abordagem participativa e experiencial. As vivências dos participantes serão ponto de partida para conectar teoria e prática, utilizando dinâmicas, rodas de conversa, estudos de caso reais, simulações de entrevistas e devolutivas, além de ferramentas aplicáveis à rotina de quem lidera.

PÚBLICO-ALVO:

Líderes, gestores, coordenadores, supervisores, profissionais de recursos humanos e demais interessados em fortalecer competências emocionais, relacionais e estratégicas voltadas para uma gestão de pessoas mais humanizada, ética e eficaz. Ideal para quem busca alinhar performance e bem-estar no cotidiano organizacional.

AO FINAL, O PARTICIPANTE FICARÁ APTO PARA:

  • Realizar processos seletivos mais eficientes, éticos e inclusivos;
  • Utilizar o feedback como ferramenta de crescimento individual e coletivo;
  • Promover um ambiente emocionalmente seguro e saudável;
  • Integrar competências humanas à performance das equipes;
  • Fortalecer a confiança e a comunicação dentro dos times.

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO 1: ONDE TUDO COMEÇA – ATRAÇÃO E SELEÇÃO COM FOCO EM PESSOAS E VALORES

  • O papel do líder na escolha, no acolhimento e na integração de novos talentos
  • Fontes de recrutamento: internas, externas e criativas
  • Divulgação de vagas: clareza, inclusão e atratividade
  • Leitura e análise de currículos: o que observar além da formação
  • Etapas da entrevista: preparação, condução e registro
  • Técnicas de entrevista com foco em competências e valores
  • Evitando viés e promovendo diversidade

MÓDULO 2: LIDERANÇA COM RESPONSABILIDADE – SEGURANÇA, DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO

  • O que diz a NR1: integração, treinamentos e gestão de riscos
  • Responsabilidade do líder na prevenção de acidentes e saúde mental
  • Cultura de segurança e confiança
  • Feedback: o que é, para que serve e como fazer
  • Tipos de feedback: positivo, corretivo, feedforward
  • Barreiras ao feedback e como superá-las
  • Criando uma cultura de diálogo, aprendizado e cuidado

MÓDULO 3: FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA HUMANIZADA

  • Liderança tradicional x liderança humanizada
  • O papel do líder como presença
  • Empatia, escuta e construção de vínculos
  • Autorresponsabilidade e influência no clima organizacional

MÓDULO 4: GESTÃO DE PESSOAS, ENGAJAMENTO E AMBIENTES SAUDÁVEIS

  • Estilos de liderança e seus impactos
  • Comunicação assertiva e reconhecimento
  • Engajamento, autonomia e pertencimento
  • Ambientes psicologicamente seguros: sinais e ações práticas
  • O papel do líder na saúde mental da equipe
  • Construção coletiva de um clima positivo e colaborativo
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INFORMAÇÕES

FACILITADOR

Flávia Maria de Menezes Chagas, Psicóloga (CRP nº 11/22194). Graduada em Economia, pós-graduada em Psicologia Clínica, em Administração de RH e Gestão de Pessoas, com formação em Psicanálise. Coordenadora de Conteúdo do Movimento Empreender, do Grupo O POVO e do Banco de Talentos da FCDL CE. Atuou na empresa AVON Brasil e no Itaú/Unibanco na área de Educação Corporativa. Atualmente atua na clínica além de desenvolver treinamentos na área comportamental. Dentro das organizações atua nas áreas de administração de conflitos, formação de equipes, desenvolvimento de líderes e implantação de RH. Palestrante do Projeto Jornada Integração que leva capacitação aos lojistas do interior do estado do Ceará.

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INFORMAÇÕES

FACILITADOR

Vivianne Mendonça de Lima, Psicóloga (CRP: 11/01695). Mestre em Memória Social pela UNIRIO, especialista em Teoria Psicanalítica e Gestalt-Terapia. Atua como professora universitária e psicóloga clínica, com ampla experiência em educação, psicologia organizacional e treinamento de pessoas.

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