Práticas ESG e a Gestão Responsável - Faculdade CDL
h

Sobre o curso

Ainda pouco conhecido fora dos círculos especializados, o conceito de ESG, que reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, vem assumindo uma relevância cada vez maior na atualidade, sendo fundamental para as empresas tornar suas operações mais sustentáveis e éticas.

ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de uma perspectiva que garanta a melhoria da qualidade de vida para todos. Na busca por tal objetivo, é necessário que as empresas possuam estratégias para desenvolver e implementar práticas de negócios que alinhem propósito e transparência, validando a consciência sobre seu papel enquanto empregadora e agente social.

Compreender os fundamentos, habilidades e aplicações dos princípios ESG tornou-se essencial no mercado atual, que procura profissionais que ajudem a implantar e gerir de forma eficaz seus processos.

Ou seja, ter conhecimento nas práticas ESG proporciona ao profissional o desenvolvimento de competências como liderança, inovação e tomada de decisões sustentáveis, atraindo a atenção de empresas que buscam a gestão responsável de seus negócios.

O SABER TRANSFORMA

OBJETIVOS

Posicionar estrategicamente profissionais e estudantes que buscam se destacar em um mundo empresarial cada vez mais direcionado na sustentabilidade e responsabilidade corporativa, oferecendo uma nova visão planetária e novos hard e soft skills voltados à sustentabilidade empresarial focada em ESG.

Campus

Unidade Centro

Período

04, 11, 18 e 25/MAI/2024

Modalidade

Presencial

Aulas

Sábados

Carga horária

16h/a

Horário

8h30 as 12h30

INSCREVA-SE

Formato

METODOLOGIA A SER UTILIZADA:

Aprendizado pautado em uma combinação integrativa de técnicas de ensino em andragogia, as quais abrangem aulas expositivas, simulações, trabalhos em grupo e análises de cases.

PÚBLICO-ALVO:

É voltado para uma ampla gama de profissionais, acadêmicos e interessados em ESG e sua aplicação em diversos setores. Alguns grupos específicos que podem se beneficiar desse curso: Executivos e gestores, Profissionais de Sustentabilidade, Acadêmicos e Estudantes, Profissionais de Recursos Humanos, Empreendedores, Profissionais do Setor Financeiro, Profissionais de Compliance e Jurídico, e Gestores Públicos e Governamentais.

AO FINAL DO CURSO O PARTICIPANTE ESTARÁ APTO PARA:

Entender, implementar e promover práticas sustentáveis nas organizações. Os participantes poderão desenvolver habilidades e competências, como: Compreensão Abrangente do ESG, Desenvolvimento de Políticas e Estratégias, Entendimento de Riscos e Oportunidades, Gestão da Diversidade e Inclusão, Transparência e Responsabilidade e Liderança Sustentável.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Introdução aos Princípios ESG

  • Evolução e tendências empresariais globais
  • Definição e contexto do ESG
  • Importância do ESG nos negócios moderno

 

Módulo 4: Governança

  • Estrutura de governança corporativa
  • Ética nos negócios e transparência
  • Papel dos conselhos de administração

Módulo 2: Ambiental

  • Mudanças climáticas e impactos nos negócios
  • Eficiência energética e gestão de resíduos
  • Medidas de mitigação ambiental

Módulo 3: Social

  • Responsabilidade social corporativa
  • Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
  • Impacto social positivo: comunidades e colaboradores

Módulo 5: Implementação Prática

  • Desenvolvimento de ações em ESG
  • Estudos e Análises de cases de empresas de sucesso
h

INFORMAÇÕES

FACILITADOR

Camila Bernardini, Doutora em Saneamento Ambiental e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com Especializações em Gestão de Projetos e Auditoria e Licenciamento Ambiental. Tem forte expertise em Coordenação Social de estudos técnicos, como: Pesquisas de Satisfação, EAS/Ras, EIA/Rima, Projetos de Educação Ambiental e Planos Básicos Ambientais pelo Brasil, nos setores de energias renováveis, petrolífero, ferroviário e cemiterial. Também dirige Organização de Eventos e processos de Comunicação Social Estratégica para implementação de planos e programas ambientais, audiências públicas e com mobilização de comunidades e orgãos públicos.

Diretora de Inteligência Social e sócia fundadora da Inoverdes Inovações Socioambientais. Socióloga e Gestora Ambiental, com mais de 15 anos de atuação na área socioambiental.

É Perita Judicial em Gestão Ambiental (credenciada no TJ/CE) e também extra-judicial. É Pesquisadora Científica, nível C, em Gestão Ambiental, pelo CNPq. Foi Consultora e Supervisora Ambiental, comandando processos com foco em gestão corporativa sustentável (ESG), responsabilidade socioambiental e educação ambiental. É docente titular na Graduação e na Pós-graduação, nos cursos de Administração, Gestão Ambiental, Gestão de Processos, Direito e afins. É autora de diversos artigos e pesquisas científicas publicadas nacional e internacionalmente

VENHA ESTUDAR NA FACULDADE CDL

Aqui você aprende com professores atuantes no mercado de trabalho, aprimora seus conhecimentos e faz networking.

ENTRE EM CONTATO