O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
Sim. Para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, a média precisa ser igual ou superior a 450 pontos e a nota da redação superior a 0 (zero), os estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010 deverão apresentar Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Acessar http://sisfiesportal.mec.gov.br e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, informará seu número de CPF, data de nascimento, endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que acessar o sistema.
Após informar os dados solicitados, receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro.
A partir daí, acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Secretaria da Acadêmica da Faculdade CDL, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
É importante procurar a Secretaria Acadêmica o mais rápido possível para que não seja perdido o prazo de validação.
Após a validação das informações, e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Banco em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela Faculdade.
Os bancos que recebem o financiamento do FIES são: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e deve estar sediada no mesmo domicílio residencial ou acadêmico do estudante.
Não. Para os alunos que possuem renda familiar per capita de até 01 (um) salário-mínimo e ½ (meio), poderão aderir ao FGEDUC – Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Sim. Para os alunos que não se enquadram na situação acima. Para eles existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.
I – Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 (dez) salários mínimos:
a) até 100% (cem por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60% (sessenta por cento);
b) até 75% (setenta e cinco por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% (quarenta por cento) e menor de 60% (sessenta por cento);
c) até 50% (cinquenta por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e menor de 40% (quarenta por cento).