FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes – Biblioteca

A Biblioteca física está funcionando, aceitando a presença de alunos?
Sim, observados todos os protocolos de higiene e distanciamento social com capacidade de atendimento reduzida para 50%, conforme Decreto Estadual 34.128/2021.

Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
Excepcionalmente, em tempos de pandemia, estamos funcionando apenas em dois turnos: de 8:00 às 12:00 e de 18:00 às 22:00 horas, de segunda à sexta-feira.

É necessário algum documento ou valor para tomar livros emprestados?
Não, todos os alunos regularmente matriculados estão automaticamente inscritos na Biblioteca física, bastando apenas informar o nome ou matrícula no ato da solicitação, sem qualquer cobrança de valor.

Outra pessoa pode tomar livros emprestados em nome do aluno?
Não, somente o titular poderá tomar livros emprestados em seu nome.

O acesso às estantes é livre?
Sim, no entanto, em tempos de pandemia, está limitado a um aluno por corredor de estante.

Quais publicações existem na Biblioteca?
Todas as publicações que fazem parte da matriz curricular dos cursos e demais obras de literatura e cultura geral.

Todas as publicações podem ser tomadas por empréstimo?
Não, as publicações categorizadas como “Referência” (dicionários, guias, anuários, etc.), assim como o exemplar nº 1 (cativo) de todas as bibliografias de cursos são limitadas à consulta interna.

Quantos livros é possível tomar por empréstimo simultaneamente?
Até 5 livros.

Qual o prazo de empréstimo?
14 dias úteis.

Como é registrado o empréstimo de publicações?
É registrado a partir da apresentação das publicações escolhidas pelo aluno, apresentadas no balcão de atendimento e o devido registro no sistema de gerenciamento RM Biblios Totvs.

Quando a publicação é considerada devolvida?
A publicação só é considerada devolvida após a entrega junto ao balcão de atendimento e a devida baixa no sistema da Biblioteca.

O que ocorre quando a publicação é devolvida com atraso?
Ocorre a multa educativa no valor de R$ 1,50 por dia/livro.

A biblioteca avisa ao aluno sobre o prazo de devolução?
Sim, o aluno tem ciência no ato do empréstimo e é enviado comunicado ao alunos, no entanto, é obrigação do aluno atentar para a data da devolução, pois falhas na comunicação eletrônica podem ocorrer.

Quando a publicação deixa de constar na responsabilidade do aluno?
Somente após a entrega e devida baixa no sistema da Biblioteca.

O que ocorre quando a publicação não é devolvida por conta de perda / extravio, ou devolvida com dano?
O aluno deve comunicar à Biblioteca e fazer a reposição da publicação de igual título e autor. Em caso de não existência no mercado, a Biblioteca decide por outra obra de igual valor, conforme adequação.

Outra pessoa pode devolver o livro pelo aluno?
Sim, basta informar o nome do aluno, no entanto, caso haja multa por atraso, não isenta o titular da multa.

Posso fazer reserva de publicação quando a desejada não se encontrar no acervo?
Sim, a reserva de publicação não disponível, ou seja, ainda não devolvida poderá ocorrer através de solicitação pessoal, por telefone ou via portal do aluno, e será atendida conforme a ordem de registros no sistema, ficando à disposição do usuário por um dia, perdendo o efeito passado esse prazo.

Como funciona a renovação de livros já emprestados?
Pode ser efetivada sempre, desde que não haja reserva efetuada por outro aluno. Até 4 vezes em seguida via portal, depois disso, o aluno deve comparecer com a publicação para efetivá-la pessoalmente.

Quais outros serviços são oferecidos pela Biblioteca?
Além do empréstimo de livros, orientação para pesquisa e trabalhos acadêmicos, espaço de leitura, micros à disposição com internet e rede wifi, informativos variados.

Existe alguma proibição em relação ao comportamento na Biblioteca?
Sim, não é aceito portar alimentos e bebidas no recinto da Biblioteca, pois podem atrair insetos e roedores, danificando os livros e sujando o ambiente. O uso de celular deve ser restrito, sempre no modo silencioso, com fone de ouvido, as conversas devem ocorrer no ambiente externo, para não atrapalhar a leitura e estudo dos presentes.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON (BV)

Como é o acesso à Biblioteca Virtual?
O acesso à Biblioteca Virtual (BV) se dá por intermédio do link: https://www.bvirtual.com.br/, incluindo o CPF como login, e a senha inicial Aluno@2020, para alunos veteranos, e Aluno@2021, para alunos novatos em 2021.

Há outro meio de acessar a Biblioteca Virtual?
Sim, pelo portal do aluno, clicando no banner da BV e fazendo login, conforme item anterior.

Há custo para o aluno com o acesso às publicações da BV?
Não, o acesso é gratuito, quem arca com o custo da plataforma é a Faculdade CDL.

Há custo para o aluno com a impressão de páginas das publicações da BV?
Sim, as impressões são pagas pelo aluno, o aluno compra créditos para fazer as impressões utilizando a própria plataforma da BV, onde há orientação a respeito.

É permitido imprimir a totalidade de uma publicação?
Não, apenas 50% das publicações que estão disponíveis, sendo 20 páginas por vez, definido pela própria plataforma.

Quantas publicações existem na BV?
São mais de 11.000 publicações; Esse número é flutuante, há publicações que deixam de constar e outras novas que passam a fazer parte, depende das editoras fornecedoras que têm contrato com a Pearson.

Quais publicações existem na BV?
Existem publicações de todas as áreas do conhecimento, os títulos são definidos pela própria Pearson, a partir dos contratos que firma com as Editoras parceiras.

Quais os formatos das publicações?
Os formatos são PDF e EPUB.

Como se faz para escolher e ler publicação na plataforma BV?
Digita-se o autor, assunto, título no campo de pesquisa. Essa pesquisa também pode ser por categoria, subcategoria e editora.

É possível copiar publicação?
Não, todo o material na plataforma é criptografado, protegido de cópia.

Quais recursos de leitura e estudo a plataforma oferece?
Vários recursos, dentre eles, criar listas de leitura, programar leituras, definir cartões de estudo.

Ainda restou dúvida?
Consultar “Dúvidas frequentes” na prórpia plataforma da BV:
https://plataforma.bvirtual.com.br/DuvidasFrequentes

 

Cadastre seu e-mail

Receba nosso melhor conteúdo

Informações de contato

Horários de funcionamento

SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a sexta-feira

SETOR FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira

SETOR COMERCIAL
Horário de funcionamento presencial:
8h às 20h, de segunda a quinta-feira.
8h às 17h na sexta

Horário de funcionamento on-line:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8h às 12h

Telefones de contato

(85) 3771-0750

Enviar Mensagem