Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade CDL (IES no 4784), foi criada em 2009 e desde e

sse ano publica anualmente relatório com os resultados das avaliações realizadas internamente de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Em 2014, a partir das recomendações apresentadas pela Nota Técnica INEP/DAES/CONAES No. 065, de 09/10/2014, o relatório passou a apresentar novas dimensões de acordo com a estruturação sugerida.

A Faculdade CDL, desde o início de suas atividades realiza continuamente avaliação de suas atividades, seja de ensino, pesquisa e extensão por acreditar que melhorias podem ser advindas dos resultados encontrados.

O Planejamento e a Avaliação (autoavaliação) estão previstos em seus documentos norteadores, como o PDI, PPI, além dos PPC’s de todos os cursos ofertados. Esses documentos tornam-se a referência no processo de avaliação.

Todo o processo de planejamento, levantamento dos dados, análise e avaliação foi realizado segundo a metodologia do Sistema de Autoavaliação Institucional da Faculdade CDL definida em seu PDI.

Estão sendo contemplados no processo de autoavaliação e de estrutura do presente relatório os 5 eixos contemplando as dez dimensões referenciadas no marco legal do Sinaes (Artigo 3º da Lei n° 10.861). O agrupamento das dimensões em eixos facilitou a inter-relação entre as atividades desenvolvidas pela instituição avaliação. Os eixos ficam assim dispostos:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 do SINAES (Planejamento e Avaliação).

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes).

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira).

Eixo 5 – Infraestrutura Física: contempla a dimensão 7 (Infraestrutura Física).

O sistema de avaliação de uma instituição de ensino é formado por três componentes principais:

1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – centro de referência e articulação do sistema de avaliação. Se desenvolve em duas etapas:

a) auto-avaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de setembro de 2004

b) avaliação externa – realizada por comissões designada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior)

2- Avaliação dos cursos de graduação (ACG)

Processo de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento

3 – Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade)

Aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso

As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Composição da CPA

A composição da CPA no ano de 2018, de acordo com a Portaria No 02/2018 foi à seguinte:
Maria Zilah de Albuquerque Sales – Representante do Corpo Docente e Coordenadora da CPA
Maria Manuela de Andrade Furtado, Ana Lourdes Lopes Pequeno – Representantes do Corpo Técnico Administrativo

Luiz Paulo Caetano Dias – Representante do Corpo Docente

Tamara Oliveira Ribeiro e Felycianno Rodrigues da Costa – Representantes do Corpo Discente

Daniela Maria Cabral Costa – Representante da Sociedade Civil Organizada

Link: http://www.inep.gov.br/superior/sinaes/

Projeto de Avaliação

O Projeto de Auto-avaliação da Faculdade CDL orienta-se para a missão institucional da educação superior e constitui-se em um processo sem desdobramentos de natureza controladora ou de fiscalização e sim participativo e de total transparência.

O processo de auto-avaliação na Faculdade busca dimensionar a relação entre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC´s) e as suas práticas a fim de poder reformulá-los no planejamento e nas ações futuras. Nesta perspectiva, considera-se fundamental aplicar uma metodologia que organize as atividades das unidades acadêmicas construindo um sistema integrado de avaliação.

A Faculdade compreende que a avaliação tem função formativa, com fins voltados para a consolidação de um processo de comunicação em que se possa apontar a partir do auto-conhecimento informações do funcionamento da Instituição em suas diversas dimensões. Este projeto se apresenta como um meio para a sistematização e circulação destas dimensões de modo que a partir da apropriação das mesmas as ações reflitam a identidade da Instituição, evidenciando as suas realizações, potencialidades e fragilidades.

O processo de avaliação é contínuo e sistemático e tem a finalidade de promover o permanente aperfeiçoamento, a reflexão e a constante redefinição dos objetivos e das prioridades científicas e sociais da instituição acadêmica. Auxiliar a identificação e a formulação de políticas, ações e medidas institucionais que impliquem atendimento específico ou subsídios adicionais para a superação de problemas encontrados.

A avaliação interna se efetiva com a participação da comunidade acadêmica em geral, representantes em órgãos administrativos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de contar com a participação de membros da comunidade externa na qual a Instituição está inserida. Representa um mapeamento da realidade social, econômica e cultural e o levantamento de dados quantitativos e qualitativos relativos as atividades acadêmicas e administrativas.

Conforme a legislação em vigor, a avaliação da Faculdade CDL, nos moldes determinados pela CPA, tem por objetivo identificar o perfil Institucional e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, projetos de responsabilidade social e apoio ao corpo docente e discente, e demais atividades administrativas, respeitando a diversidade e as especificidades dos diferentes objetivos.

Calendário de Avaliação 2019

Maio de 2019

ENADE

A Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) estabelece em seu Art. 5º que a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

A avaliação do desempenho dos alunos de cada curso no ENADE será expressa por meio de conceitos, ordenados em uma escala com 5 (cinco) níveis, tomando por base padrões mínimos estabelecidos por especialistas das diferentes áreas do conhecimento.

Confira o resumo das Avaliações Institucionais realizadas ao longo da trajetória da instituição:

 

 

Cadastre seu e-mail

Receba nosso melhor conteúdo

Informações de contato

Horários de funcionamento

SETOR ACADÊMICO
8h às 21h de segunda a Sexta-feira

SETOR COMERCIAL E FINANCEIRO
Horário de funcionamento presencial:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Horário de funcionamento on-line:
8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8h às 12h

Telefones de contato

(85) 3771-0750

Enviar Mensagem