Pesquisa Científica: razões para fazê-la - Faculdade CDL

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Pesquisa Científica: razões para fazê-la

16 de outubro de 2019

Bibliotecária da Faculdade CDL, Ana Luiza Chaves fala sobre a importância de se fazer pesquisa científica muito além das obrigatoriedades

“Uma explicação é sempre algo incompleto: sempre podemos suscitar um outro porquê. E esse novo porquê talvez leve a uma nova teoria, que não só ‘explique’, mas também corrija a anterior.”

Karl Popper

Quem já não se deparou com a tarefa de elaborar o projeto de pesquisa acadêmica e depois desenvolver a monografia, como requisito para obtenção de título?

Com certeza todos que estão na vida acadêmica, e sempre é um caminho longo a se percorrer, às vezes, por demais exaustivo. Para desmitificar a pesquisa, para mostrar que todos nós somos capazes, pois enfrentamos em nosso contexto situação similar, trago aqui para discussão, o fato de que fazemos pesquisa todos os dias. É óbvio que não se trata da tal pesquisa acadêmica, no entanto, o percurso pelo qual passamos diariamente, se assemelha ao processo que desenvolvemos naquela pesquisa.

Fazendo a leitura de cada contexto, temos (CHAVES, 2012):

No nosso dia a dia

  1. Surge uma demanda qualquer na nossa vida, que precisa ser atendida, resolvida.
  2. Quando muito complicada, dividimos em partes.
  3. Interpretamos a demanda e definimos o que deve ser cumprido.
  4. Temos uma ideia pré-concebida do que virá pela frente.
  5. Agregamos e relacionamos à demanda a nossa experiência de vida e os exemplos de outrem.
  6. Analisamos a melhor forma de atender à demanda.
  7. Criamos as condições adequadas.
  8. Executamos o que pretendemos.
  9. Depois de executado, analisamos e verificamos o que conseguimos.

Tiramos conclusões a respeito. Foi bom? Deu certo? Era isso mesmo? Essas conclusões servirão para aplicarmos em outra ocasião da vida.

Na pesquisa acadêmica

  1. Como pesquisador, temos uma inquietação acerca de certo tema.
  2. O tema é muito amplo, resolvemos delimitá-lo e afunilá-lo.
  3. Criamos os objetivos da pesquisa.
  4. Apresentamos os nossos pressupostos.
  5. Buscamos a fundamentação teórica para servir de base à investigação e à análise dos dados.
  6. Optamos pelo melhor método, de acordo com a natureza e tipo da pesquisa.
  7. Preparamos os instrumentos para coleta de dados.
  8. Fazemos a pesquisa propriamente dita.
  9. Analisamos e discutimos os dados colhidos.
  10. Tecemos as nossas considerações finais, confrontando com os objetivos da pesquisa. E a nossa pesquisa poderá ser utilizada por outro pesquisador

Por vezes, os alunos em sua inexperiência acadêmica, perguntam: “Por que elaborar pesquisa científica?”

De fato, a pesquisa como obrigação para cumprimento de requisito formal de obtenção de titulação na graduação, às vezes, não é bem interpretada como algo que irá contribuir para a geração de conhecimento. Mas, seja para o próprio pesquisador ou para a sociedade como um todo o fato é que, se bem concebida desde o início, com objetivos bem traçados, fundamentação teórica substancial, coleta e análise de dados suficientes, pode culminar em uma rica discussão, que, com certeza, levará a novos conhecimentos.

De uma forma bem objetiva, podemos responder:

No âmbito global

  • Dar representação à linguagem acadêmica universal de forma normalizada.
  • Ampliar a produção científica.
  • Divulgar a produção científica.
  • Gerar e desenvolver o conhecimento.
  • Tornar universais verdades particulares (FERREIRA, 2011, p. 7).

No âmbito local

  • Apresentar o resultado da relação ensino-aprendizagem de forma estruturada, ordenada e normalizada.
  • Obter requisito parcial para aprovação.
  • Oportunizar a integração entre alunos, professores e profissionais, despertando o viés crítico e criativo.
  • Abrir espaço para novas possibilidades acadêmicas e profissionais.

Mas como estruturar, dar forma e conteúdo a uma pesquisa?

Podemos utilizar como apoio a ferramenta do 5W2H, tão utilizada no meio da administração (CHAVES, 2016):

  • O que? (What) – Temática/Título e Teoria
  • Quando (When) – Período de tempo
  • Onde (Where) – Local da pesquisa
  • Quem? (Who) – Objeto da pesquisa
  • Por que? (Why) – Justificativa
  • Como? (How) – Métodos e instrumentos
  • Quanto? (How Much) – Resultados da pesquisa

De pesquisa em pesquisa o conhecimento avança, trazendo novas descobertas para a sociedade.

– Fontes:

CHAVES, Ana Luiza. Artigo científico: orientação e normalização para o corpo discente. Fortaleza: Faculdade CDL, 2016. ppt

CHAVES, Ana Luiza. Fazemos pesquisa todo dia. Fortaleza: Leitura e contexto, 13 maio 2012. Disponível em: https://leituraecontexto.blogspot.com/2012/05/fazemos-pesquisa-todo-dia.html. Acesso em: 29 set. 2019.

FERREIRA, Gonzaga. Redação empresarial. São Paulo: Atlas, 2011.

Autora: Ana Luiza Chaves Graduada em Biblioteconomia (1982) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Pesquisa Científica (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Marketing Estratégico para Unidades de Informação (2009) e em Gestão de Arquivos Empresariais (2006), ambos pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Auditora da Qualidade, capacitada na ISO 9001:2015. Autora do Blog Leitura e Contexto, desde 2009.