Cordel no cordão, tá na mão! - Faculdade CDL

Cordel no cordão, tá na mão!

12 de junho de 2023
Marcador de página alusivo ao projeto

Cordel no cordão, tá na mão!” é o projeto de junho de 2023, extensivo à comunidade acadêmica da Faculdade CDL, promovido pela Biblioteca. O projeto pretende incentivar e diversificar a leitura, usando o gênero literário cordel, no contexto das festas juninas. Como o próprio título já sugere, nesta ação, os visitantes poderão optar por um cordel que está no cordão, saindo com ele na mão, além de receber um marcador de página.

Banner alusivo ao projeto

Literatura de Cordel

Segundo o Dossiê de registro do cordel no Iphan (2018, p. 16), “A literatura de cordel é um gênero poético que resultou da conexão entre as tradições orais e escritas presentes na formação social brasileira e carrega vínculos com as culturas africana, indígena e europeia e árabe.”

O cordel se inseriu na cultura brasileira em fins do século XIX a partir de conexões e influências, resultando em “um modo particular de fazer poesia, que se transformou numa das formas de expressão mais importantes do Brasil”.

A Literatura de cordel popularizou-se no Nordeste, portanto, é típica da região. É de leitura fácil e divertida, ilustrada com xilogravuras, trazendo relatos orais ficcionais e até reais dentro da crença popular.

De 12 a 16 de junho vamos evidenciá-la e enaltecê-la, valorizando a cultura popular nordestina, principalmente a do Ceará, com as figuras do poeta cordelista Patativa do Assaré e de Seu Lunga, poeta repentista. São poesias matutas, histórias de heróis e vilãos, pelejas e argumentações, episódios históricos e fatos do cotidiano, fábulas e narrativas populares, que tanto caracterizam esse gênero.

Todo esse universo literário pode proporcionar novas experiências de comunicação e de interação entre os alunos e professores, além de trazer diversão e clima junino para a Faculdade CDL.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, foi autor de inúmeros poemas e cordéis. O apelido é um comparativo com a beleza do canto dessa ave nativa da Chapada do Araripe. Seus escritos têm “linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.” (FRAZÃO, online).

Um trecho do poema Cante lá, que eu canto cá, marca bem a linguagem utilizada por esse poeta.

Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.

Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.

ASSARÉ (2006, p. 169)

Seu Lunga

Joaquim dos Santos Rodrigues é o Seu Lunga, figura bastante popular do Ceará, conhecido pela suposta tolerância zero que lhe atribuíram em relação às perguntas óbvias. Foi poeta, repentista e vendedor de sucata. Abaixo, transcrevemos uma das inúmeras histórias atribuídas a Seu Lunga.

O funcionário do banco veio avisar:

– Seu Lunga, a promissória venceu.

– Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.

(RECANTO DAS LETRAS, online)

Biblioteca decorada

A Biblioteca entrou no clima do projeto e ficou assim, toda decorada com o cordão dos cordéis e com a exposição dos livros do acervo sobre o assunto. Estamos sempre trazendo os eventos externos e do contexto do momento para o nosso ambiente interno, proporcionando à comunidade acadêmica uma experiência diferenciada.

Na sexta-feira 9, alunos já prestigiaram o projeto

Alunos da Graduação e da Pós-graduação já visitaram a Biblioteca, prestigiando o “Projeto Cordel no cordão, tá na mão!” Os visitantes, Fabiana, Thalisson, Célia e Wellerson, alunos da graduação e da pós-graduação, buscaram no cordão o cordel de sua predileção, saindo com ele na mão.

Que venham mais visitantes! Os cordéis estão esperando para serem pegues na mão e lidos de montão.

Por Ana Luiza Chaves, bibliotecária da Faculdade CDL.

ASSARÉ, Patativa do. Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Edições UFC, 2007.

FRAZÃO, Diva. Patativa do Assaré poeta popular: biografia de Patativa do Assaré. Disponível em: https://www.ebiografia.com/patativa_assare/. Acesso em: 09 jun. 2023.

MINISTÉRIO DA CULTURA (BRASIL). INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR – CNFCP. Literatura De cordel: dossiê de registro. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossie_Descritivo(1).pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

RECANTO DAS LETRAS. Algumas de Seu Lunga. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/humor/187670. Acesso em 09 jun. 2023.