Com a aproximação das provas e entregas de trabalhos acadêmicos, a ansiedade aumenta, a falta de confiança perturba o juízo e nos apavoramos sem necessidade.
Como as interferências ocorrem minuto a minuto, principalmente em tempos de facilidades de mídias eletrônicas, nos forçando a atender a esses apelos, é fundamental desligarmos o botão da conectividade e atentarmos para o que realmente é importante no momento: a concentração.
O local de estudo contribui muito, não só o espaço físico, mas, sobretudo o conjunto de elementos que compõem esse ambiente, tais como temperatura, iluminação, conforto, organização, movimentação e até mesmo o cheiro, todos devem ser na medida certa.
Outro fator é o momento do estudo. Devemos estar preparados para a tarefa, tranquilos, conscientes do que vamos encarar e da necessidade dessa atividade para o nosso sucesso.
Atitudes como falar sozinho, escrever o que entendeu da leitura ou ler novamente se não entendeu, captar a ideia ao invés de se preocupar com as palavras, e até ensinar ao colega, valem para o resultado mais positivo. Não é à toa que o pensamento de Sêneca é valido até os dias de hoje: “quando ensinamos, aprendemos”.
No entendimento de Castro (2015, p. 25), “aqueles conhecimentos cujo domínio é mais vital para o nosso sucesso futuro não podem ser estudados no picadinho”, e “para os temas difíceis, é preciso blindar blocos de tempo, sem interrupções” (p. 28).
Muito em voga estão os mapas conceituais, inclusive há ferramentas e aplicativos online gratuitos que auxiliam na sua construção. Esses mapas são representações gráficas, que indicam relações entre palavras e conceitos, apresentando o conhecimento de forma organizada, segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador. A sua construção é um ótimo exercício de aprendizagem.
Com um pouquinho de esforço e dedicação chegamos lá! E se conseguir esse espaço e infraestrutura ideais é difícil para você, a biblioteca da Faculdade CDL está à disposição para lhe acolher, diariamente, no horário de 8:00 às 21:30 horas, proporcionando ainda a possibilidade de acesso direto ao acervo organizado e à internet.
Bons estudos e ótimos resultados!
—
CASTRO, Claudio de Moura. Você sabe estudar?: quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Editora Penso, 2015. 173 p.