Faculdade CDL


 

 

A V edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL aconteceu no último dia 31 de agosto de 2014.

O Circuito Cultural levou 52 pessoas ao município de Maranguape, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer a história de cidade através de seus lugares históricos.

O grupo saiu da Faculdade CDL – Fortaleza com destino a Maranguape e lá chegando visitaram a Praça Francisco Colares localizada em frente à Igreja Matriz. Entraram na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha que encantou a todos com sua beleza e história.


O grupo seguiu em direção à antiga estação que fica localizada em frente ao Solar da Família Sombra. Neste local, segundo Alexandre Cabral – Turismólogo e Guia do Circuito Cultural, ocorreu o primeiro encontro do que seria posteriormente o início do movimento abolicionista do Ceará.

A próxima visita foi a Casa de Chico Anysio, local em que ele nasceu e viveu até os 7 anos de idade. Hoje abriga um museu que conta a história do mais renomado humorista do Brasil. Segundo Alexandre Cabral, Chico Anysio em uma entrevista disse que foram anos muito felizes da sua infância, antes de sua partida para o Rio de Janeiro.

Em seguida visitaram a praça e estátua de Capistrano de Abreu. João Capistrano Honório de Abreu nasceu em Maranguape em 1853 e faleceu no Rio de Janeiro em 1927. Foi um dos primeiros grandes historiadores do Brasil.

De lá seguiram para o Centro Histórico de Maranguape que mantém casarios antigos, entre eles o Solar de Bonifácio Câmara, que abriga a Biblioteca Pública Municipal e a Casa de Cultura Capistrano de Abreu.

O Circuito foi finalizado na Antiga Cadeia Pública local em que hoje funciona o Museu da Cidade de Maranguape. O Museu foi especialmente aberto para receber o grupo de visitantes.

Segundo Marilia Marinho - Coordenadora da Faculdade CDL, os Circuitos Culturais possibilitam o encontro das pessoas com sua história. É interessante ver o interesse e participação de crianças, jovens e adultos, todos interessados em conhecer um pouco de suas raízes culturais. O evento é sempre gratuito sendo possível pelo apoio de empresas que compartilham a mesma ideia. Os participantes doam leite em pó que sempre é doado a instituições beneficentes.

O grupo foi acompanhado pelos turismólogos Gerson Linhares e Alexandre Cabral.

Confira abaixo o registro fotográfico do Circuito Cultural realizado dia 31/08/2014.




















Share


Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Faculdade CDL
Rua 25 de Março, 882 – Centro
Fortaleza - Ceará
(85) 3433.3040 - (85) 3433.3041
faleconosco@faculdadecdl.edu.br